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Técnicas de Assertividade

Técnicas de Assertividade

5ª Edição

Introdução

A assertividade no modo de estar, ser e falar é um comportamento de influencia que exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos de forma respeitosa sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui o bem-estar emocional e melhora a imagem social quer no plano individual ou em equipa.

Objetivos

Objetivos gerais:

Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.

Objetivos específicos:
  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir - conversas difíceis;
  • Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal;
  • Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva;
  • Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.

Programa

  1. Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
  2. Escuta ativa na comunicação
  3. Estilos comunicacionais
  4. A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
  5. Dimensões do comportamento assertivo
  6. Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC,
  7. Saber dizer “não” de forma construtiva:
    - Formular pedidos.
    - Dar e receber feedback.
    - Lidar com a crítica.
    - Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
  8. Componente emocional da assertividade.
  9. Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.

Interessa a

  • Quadros Técnicos, Licenciados e Bacharéis, de qualquer ramo da Engenharia, que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área da Manutenção de Instalações Elétricas.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema

Métodos de ensino

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 4 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
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