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Stress, Burnout, Workaholic e Karoshi: Causas e Consequências

Stress, Burnout, Workaholic e Karoshi: Causas e Consequências

NOVO

Introdução

A necessidade de refletir sobre estes 4 males do nosso tempo reside no facto das nossas Organizações na senda de resultados operacionais competitivos negligenciarem frequentemente o bem estar social, psicológico e emocional dos seus colaboradores o que provoca custos extremamente elevados. Estas doenças do seculo são um verdadeiro flagelo do nosso tempo e é urgente intervir para acautelar uma série de outras doenças de consequências por vezes letais. Este curso propõe-se refletir sobre as múltiplas consequências que o stress comporta e como lhe fazer frente para maior satisfação pessoal e, essencialmente, para a eficiência organizacional.

Objetivos

Gerais:
 
No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Compreender os efeitos sociais e emocionais do Stress, burnout, workaholic e karoshi
  • Identificar fatores desencadeastes das diferentes perspetivas (stress, burnout, workahoic e karoshi)
  • Identificar as diferenças entre: Tensão negativa, Stress, workaholic e burnout:. Como evitar e/ou diminuir o impacto na vida organizacional e pessoal
 
Específicos:
 
No final do Curso, os participantes serão capazes de:

Identificar aspetos da vida organizacional no dia a dia dos colaboradores
  • Impacto da comunicação na interação grupal
  • Aferir a importância da análise da gestão do tempo, do planeamento e controle sobre a carga de trabalho
  • Organizar o tempo de uma equipa de trabalho
  • Saber delegar a autoridade e identificar e classificar os desperdiçadores de tempo

Identificar fatores desencadeantes de stress, burnout, workaholic e karoshi
  • Refletir sobre os diferentes conceitos. Tensão negativa ou stress?
  • Conhecer as causas do stress no trabalho.
    • Consequências do stress no trabalho.
    • Sintomas e efeitos no trabalho individual e em equipa.
  • Conhecer e aplicar as estratégias para evitar o stress
    • Como ajudar os pares a aceitar o stress
    • Refletir sobre medidas a adotar para melhorar a qualidade de vida organizacional
  • Caracterizar um workaholic
    • Caraterísticas de um trabalhador compulsivo
    • A influencia do workaholism no comportamento interpessoal
    • Workaholic  e work engament
  • Conhecer a Síndrome de burnout
    • Descrição e estágios de burnout
    • Sintomas e consequências
  • Caracterizar karoshi
    • O que significa e como acorre?
    • Reflexão sobre o modelo de trabalho na nossa sociedade.
    • Como encontrar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e organizacional.

Programa

1.    Identificar processos de Comunicação positiva
  •   Como interagir assertivamente e de modo objetivo
  •   Princípios da escuta ativa e ser eficaz e eficiente na comunicação.

2.    Princípios da gestão do tempo
  •   Horário nobre
  •  Método ABC e método UI, UNI, NUI e NUNI
  •  Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
  •  Princípios da delegação.

3.   Trabalho e stress
  • Tensão negativa e stress. Quais as diferenças?
  • Eustress e distress
  • Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
  • Métodos e técnicas para minimizar o stress.
 
4.   Caracterizar um workaholic
  • Conceitos, sintomas e estilo de vida de um workaholic.    
  • A influencia do workaholism no comportamento interpessoal.
  • Repercussões do workaholism
 
5.   Conhecer a Síndrome de burnout
  • As etapas de desenvolvimento da síndrome de burnout
       - Exaustão emocional
       - Despersonalização
       - Sentimento de incompetência
 
6.   Caracterizar karoshi
  • o  O que significa e como acorre?
  • o  Reflexão sobre o modelo de trabalho na nossa sociedade.
  • o  Como encontrar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e organizacional.

Interessa a

  • Todas as pessoas que necessitem de melhorar as suas soft skills de identificação de fatores potencialmente desencadeantes a situações de stress, burnout, workaholic e karoshi a nível pessoal e organizacional. Pretende-se refletir sobre processos de mudança e evitamento potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses pessoais e melhoria dos resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos Formandos.

Exposição e discussão de temas:
  •    Casos práticos (adequados a cada tema)
  •    Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
  •    Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)

Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização

Partilha de boas práticas entre pares.

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
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