Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

RCM - Reliability Centred Maintenance - Aplicação Prática

RCM - Reliability Centred Maintenance - Aplicação Prática

9ª edição

Introdução

O RCM (Reliability Centred Maintenance) é uma metodologia de Manutenção, que garante o cumprimento das funções de um equipamento, no seu contexto operacional. Introduzido pela Aviação Comercial, nos Estados Unidos, o RCM permitiu tornar rentável a exploração de grandes aviões comerciais de passageiros, a partir do inicio da década de 70. Com a rentabilidade financeira, veio também uma abordagem sistemática às operações de Manutenção, permitindo a tomada de decisões com a avaliação do risco. Esta sistematização de pensamento, permitiu um enorme incremento na segurança aérea, patente na queda exponencial no número de acidentes, nos últimos 40 anos. Desde a sua divulgação ao mundo, em 1978, o RCM tornou-se a metodologia de eleição, para numerosas industrias. O rigor do método, permite definir as operações a introduzir num plano de manutenção, sem ambiguidades, nem indefinições. O conhecimento da metodologia por detrás do RCM é essencial para qualquer gestor de Manutenção, pelo valor que pode trazer às operações.

Objetivos

No final do Curso os Participantes serão capazes de: 
  • Conhecer a metodologia RCM;
  • Conhecer as normas que regem a aplicação do RCM;
  • Compreender os conceitos subjacentes ao método;
  • Aplicar a metodologia a casos concretos.

Programa

1. Introdução;
2. Normas aplicáveis;
3. Conceitos essenciais para aplicação do método;
4. Definição da Folha de Informação e da Folha de Decisão;
5. Análise do Diagrama de Decisão;
6. Exemplo prático de aplicação do método.

Interessa a

  • Técnicos Superiores com responsabilidades na Manutenção e/ou Gestão de Operações.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema. 
 

Métodos de ensino

  • Expositivo com recurso a Multimédia
  • Exercícios práticos de ilustração dos assuntos tratados.

Esta Formação faz parte da nossa 9ª edição da Especialização em “Manutenção Industrial”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializaçãos.
 

Data e horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt