Introdução
A importância de uma reunião bem-sucedida prende-se com o facto de no final da reunião os seus participantes sentirem que foi um momento produtivo e não uma perda de tempo. O objetivo da reunião, dependendo da sua tipologia, é ser um facilitador do dia a dia do colaborador para definir metas e objetivos. Quando mal preparadas e/ou malconduzidas, resultam em experiências frustrantes, causadoras de desperdício de tempo e de energia.
Objetivos
Esta formação pretende transmitir aos formandos os conhecimentos necessários para planear e conduzir reuniões de sucesso, recorrendo ao uso de estratégias e ferramentas que tornam as reuniões mais eficazes.
No final deste seminário, os participantes deverão ser capazes de:
No final deste seminário, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar a tipologia das reuniões;
- Planear uma reunião que evite desperdícios de tempo e traga mais resultados;
- Conhecer os diferentes estilos de condução de uma reunião;
- Reconhecer técnicas para animar e facilitar a participação.
Programa
1. As reuniões como ferramenta de gestão
1.1. Importância das reuniões na realidade organizacional
1.2. Tipologia e funções das reuniões – Os participantes
1.3. Qual a razão para reunir?
1.4. Comportamentos de liderança nas reuniões; Avalie a sua liderança de reuniões.
1.5. Principais tipos de reuniões de acordo com os objetivos
1.6 Quando realizar uma reunião.
1.7. Custos das reuniões.
2. As fases do planeamento das reuniões
2.1. Apresentação
2.2. Justificativa
2.3. Diálogo
2.4 Decisão
2.5 Linha de ação
3. Condução da reunião
3.1. A abertura da reunião
3.2. Os diferentes papéis e tipo de participantes.
3.3. Os ciclos de atenção e como geri-los
3.4. Cuidados a ter com a comunicação verbal e não verbal
3.5. Controlo da agenda
3.6. Pontos de síntese
3.7. O encerramento da reunião
4. Avaliação da reunião
4.1 20 pecados mortais das reuniões
4.2 Como implementar melhorias
1.1. Importância das reuniões na realidade organizacional
1.2. Tipologia e funções das reuniões – Os participantes
1.3. Qual a razão para reunir?
1.4. Comportamentos de liderança nas reuniões; Avalie a sua liderança de reuniões.
1.5. Principais tipos de reuniões de acordo com os objetivos
1.6 Quando realizar uma reunião.
1.7. Custos das reuniões.
2. As fases do planeamento das reuniões
2.1. Apresentação
2.2. Justificativa
2.3. Diálogo
2.4 Decisão
2.5 Linha de ação
3. Condução da reunião
3.1. A abertura da reunião
3.2. Os diferentes papéis e tipo de participantes.
3.3. Os ciclos de atenção e como geri-los
3.4. Cuidados a ter com a comunicação verbal e não verbal
3.5. Controlo da agenda
3.6. Pontos de síntese
3.7. O encerramento da reunião
4. Avaliação da reunião
4.1 20 pecados mortais das reuniões
4.2 Como implementar melhorias
Interessa a
- Engenheiros, diretores, chefes de equipa, RH e todos aqueles que tenham necessidade de convocar e gerir reuniões;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 4 horas.