Introdução
Um comportamento de influencia exige maturidade passando pelo controlo emocional com o objetivo de comunicar as nossas ideias e sentimentos ou defender os nossos legítimos direitos sem a intenção de ofender e com autoconfiança. Esta estratégia de comunicação assertiva de saber estar, ser e fazer tem por base algumas dicas importantes que favorecem a confiança na capacidade expressiva, potencia a auto-estima, contribui para o bem-estar emocional e melhora a sua imagem social quer no plano individual ou em equipa e no tratamento construtivo de desacordos é fundamental para a satisfação pessoal e essencial para a eficiência organizacional.
Objetivos
- O PADC - programa avançado de desenvolvimento de chefias – para técnicos e engenheiros é composto de 6 módulos (temáticos) essenciais para sensibilizar chefias intermédias e quadros superiores da área técnica para a tomada de consciência da importância do comportamento humano nas relações interpessoais em âmbito Organizacional.
- Deverão ainda ser capazes de reconhecer as diferenças organizacionais em específico associadas ao comportamento e perceção humana e da liderança como elemento fundamental do relacionamento interpessoal na empresa.
- Pretende-se que os Participantes obtenham competências globais na gestão motivação e dinâmica de equipa ao nível dos clientes internos na organização.
No final deste Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis.
- Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal.
- Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva.
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.
Programa
Comunicar eficazmente individualmente e em equipa - (Módulo 1)
- Escuta ativa na comunicação
- Estilos comunicacionais
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
- Dimensões do comportamento assertivo - Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva.
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
- Componente emocional da assertividade.
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
Trabalho em equipa e gestão de equipas - (Módulo 2)
- Grupo ou equipa- Quais as diferenças?
- Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa
- Barreiras ao trabalho em equipa e soluções de melhoria
Elementos da motivação - (Módulo 3)
- Motivação intrínseca e extrínseca
- Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
- Criar um ambiente de trabalho motivador que promova o divertimento no trabalho
- Análise de valor e o poder das sugestões.
- Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
Gestão de situações de desacordo - (Módulo 4)
- Definição de Conflito
- Tipos de Conflitos
- O Conflito e o Relacionamento Interpessoal
- Estratégias de Abordagem ao conflito
- Formas de lidar com os conflitos
Gestão do tempo e do stress - (Módulo 5)
- Princípios da gestão do tempo
- Horário nobre
- Método ABC e método UI, UNI, NUI e NUNI
- Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
- Princípios da delegação.
- Gestão do stress
- Plano de ação para evitar o stress
Liderança de pessoas - (Módulo 6)
- Liderar pelo exemplo.
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
Interessa a
- Todas as pessoas envolvidas na área tecnica que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses pessoais e resultados organizacionais.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
- Exposição e discussão de temas
- Casos práticos (adequados a cada tema)
- Vídeos, Quizzes, Participação nas discussões online (desafios do fórum);
- Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada Modulo e a sessões online)
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
- Promoção da melhoria das competências de comunicação de equipa através da partilha de boas práticas.
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.