Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

Planeamento da Produção

Planeamento da Produção

2ª Edição

Introdução

A gestão da produção entende-se como um conjunto de tarefas para criar um produto ou um serviço. É o processo que desenha um plano de trabalho para a produção de produtos industriais da maneira mais eficiente possível.
O planeamento da produção leva em consideração determinados parâmetros, como previsões da procura para ajustar a produção real e evitar excesso de produção ou stocks. Um planeamento eficaz, permite à empresa antecipar problemas e reduzir perdas.
Nas empresas de mão-de-obra intensiva, tentar-se-á reduzir os custos de mão de obra, nas empresas de capital intensivo, busca-se uma utilização máxima dos equipamentos e, nas empresas de uso intensivo de materiais, tenta-se reduzir os custos de material e a eliminação dos desperdícios de materiais.

Objetivos

  • Perceber a importância do planeamento;
  • Perceber onde, quanto e quando produzir;
  • Entender os diferentes horizontes temporais do planeamento (longo, médio e curto);
  • A importância do inventário e da informação correta no planeamento.

No fim do Módulo, os Participantes serão capazes de:
  • Conhecer os principais objetivos da gestão da produção;
  • Conhecer a visão geral das atividades do planeamento;
  • Realizar o planeamento das necessidades.

Programa

1. Objetivos da gestão de produção
  • Natureza dos produtos
  • Processos de produção
  • Os diferentes processos
  • A relação entre os produtos e os diferentes processos de produção
  • Procura independente e dependente

2. Planeamento e controlo da produção
  • Visão geral das atividades de planeamento
  • O planeamento estratégico
  • O planeamento tático
  • O planeamento operacional

3. Planeamento de necessidades de materiais (MRP I)
  • Introdução
  • Lista técnica (BOM)
  • Inventário
  • O funcionamento de um sistema MRP

4. Planeamento de capacidade
  • Visão geral
  • Lista de operações (BOL)
  • Planeamento detalhado da capacidade
  • Programação da produção

Interessa a

  • Todos os Profissionais e Estudantes de todos os setores que desejam estar em contacto com as novas tendências das Cadeias Globais;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Método expositivo e Método ativo, recorrendo à resolução de situações do quotidiano real.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 12 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt