Introdução
O Gestor de Manutenção é confrontado com inúmeras dificuldades nos eu dia-a-dia: nova tecnologia, inovações constantes, falta de mão-de-obra, trabalho a mais. Mas há uma dificuldade que é transversal a quase todas as organizações: o Gestor de Manutenção pode ter muitas dificuldades em fazer-se ouvir e ter peso na tomada de decisões.“A Manutenção não produz, só gasta” ou “o importante é que os equipamentos não parem” são chavões comuns, mas nada resolvem.
No mundo atual, repleto de incerteza crescente, produzir e faturar é vital para as Empresas sobreviverem. Por isso, a Manutenção deve ter ferramentas de Gestão e Comunicação que lhe permitam dar um salto qualitativo e, ao mesmo tempo, suportar as operações das Empresas.
No mundo atual, repleto de incerteza crescente, produzir e faturar é vital para as Empresas sobreviverem. Por isso, a Manutenção deve ter ferramentas de Gestão e Comunicação que lhe permitam dar um salto qualitativo e, ao mesmo tempo, suportar as operações das Empresas.
Objetivos
- Dar ferramentas de comunicação eficazes;
- Saber integrar a manutenção dos equipamentos no sistema de custeio da empresa;
- Oferecer uma visão global do nível a que deve estar um Departamento de Manutenção.
Programa
1. Função Manutenção e o seu Papel nas Empresas.
2. Mudar o chip – não conservo máquinas, garanto disponibilidade para a Produção.
3. Problemas típicos da Manutenção e pistas para os ultrapassar:
- Não cumprimento da manutenção planeada;
- Taxas de avarias crescentes;
- Falta de mão de obra.
4. Cumprimento de requisitos legais.
5. Visão do ciclo de vida de um equipamento – conceção, aquisição, operação, manutenção e desativação.
6. Indicadores para diagnosticar a atividade e valores de referência.
7. Gestão das equipas de Manutenção e o papel da Liderança.
8. Digitalização como ferramenta de otimização das operações.
2. Mudar o chip – não conservo máquinas, garanto disponibilidade para a Produção.
3. Problemas típicos da Manutenção e pistas para os ultrapassar:
- Não cumprimento da manutenção planeada;
- Taxas de avarias crescentes;
- Falta de mão de obra.
4. Cumprimento de requisitos legais.
5. Visão do ciclo de vida de um equipamento – conceção, aquisição, operação, manutenção e desativação.
6. Indicadores para diagnosticar a atividade e valores de referência.
7. Gestão das equipas de Manutenção e o papel da Liderança.
8. Digitalização como ferramenta de otimização das operações.
Interessa a
- Diretores de Manutenção;
- Planeadores de Manutenção;
- CEOs;
- Sócios-Gerentes;
- Todas as pessoas envolvidas nas atividades de organizar e gerir a Manutenção.
Métodos de ensino
- Método expositivo, activo e interactivo com recurso a multimédia;
- Literatura de Apoio com exemplos de casos práticos.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 8 horas.