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Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

33ª Edição

Introdução

A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: Liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade. As atitudes orientadas para a valorização e realização das pessoas no posto de trabalho fazem eco em estratégias de motivação a agregação de valor nos produtos e serviços que cada colaborador realiza individualmente ou no seio de uma equipa.

Objetivos

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz;
  • Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
  • Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.

Programa

1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
  • Identificar posturas positivas e construtivas
  • Praticar a escuta ativa.
  • Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
  • Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos

2. Elementos de motivação
  • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
  • Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
  • Análise de valor e o poder das sugestões.
  • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.

3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
  • Inspirar o trabalho de equipa motivado
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
  • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
  • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.

4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
  • Elaborar o seu plano de ação.

Interessa a

  • Todas as pessoas envolvidas em processos de coordenação de indivíduos e que necessitem de melhorar as suas soft skills na interação com clientes internos e potenciando a sua capacidade de influencia e consecução de interesses e resultados organizacionais. 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.
 
Esta Formação faz parte da nossa 10ª edição da Especialização em Manutenção Industrial. Assim, se decidir frequentá-la, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja AQUI.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 12 horas.
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