Introdução
O curso ISO9001 pretende dotar os formandos com conhecimentos e competências no âmbito da gestão da qualidade, na aplicação das principais ferramentas utilizadas na gestão da qualidade. Pretende, também, dotar os formandos do conhecimento da norma ISO9001:2015, assim como, capacitar para a realização de auditorias no âmbito do sistema de gestão da qualidade.
Objetivos
Objetivos Gerais:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar os princípios da gestão da qualidade;
- Identificar ferramentas de garantia da qualidade;
- Identificar técnicas de resolução de (potenciais) problemas e de melhoria contínua.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Compreender os conceitos relacionados com a gestão da qualidade;
- Conhecer as sete ferramentas aplicadas na gestão da qualidade;
- Conhecer os princípios da norma ISO9001:2015;
- Compreender a importância do conceito de melhoria contínua;
- Conhecer os principais aspetos a considerar numa auditoria da qualidade.
Programa
1. A evolução do conceito “qualidade” (1 hora)
2. Os princípios da gestão da qualidade e a norma ISO 9001:2015 (2 horas)
3. A qualidade perante a estratégia da empresa (1 hora)
4. Planeamento da qualidade (1 hora)
5. Infraestruturas e ambiente de trabalho (1 hora)
6. Equipamentos de medição e monitorização (1 hora)
7. Tratamento do Produto Não Conforme (PNC) (2 horas)
8. Ferramentas da qualidade: (2 horas e 30 minutos)
9. Melhoria Contínua: (2 horas e 30 minutos)
10. Auditorias da qualidade (2 horas)
2. Os princípios da gestão da qualidade e a norma ISO 9001:2015 (2 horas)
3. A qualidade perante a estratégia da empresa (1 hora)
4. Planeamento da qualidade (1 hora)
5. Infraestruturas e ambiente de trabalho (1 hora)
6. Equipamentos de medição e monitorização (1 hora)
7. Tratamento do Produto Não Conforme (PNC) (2 horas)
8. Ferramentas da qualidade: (2 horas e 30 minutos)
- Fluxogramas;
- Folhas de registo (“check sheets”);
- Diagrama de concentração de defeitos;
- Diagrama de espinha de peixe (causa - efeito).
9. Melhoria Contínua: (2 horas e 30 minutos)
- Análise de dados;
- Ações corretivas;
- Ações preventivas.
10. Auditorias da qualidade (2 horas)
Interessa a
- Quadros Médios e Superiores das organizações;
- Outros colaboradores/as com participação ativa na gestão e controlo da qualidade;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Método expositivo e Método ativo, recorrendo à resolução de situações do quotidiano real.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 16 horas.