Introdução
O sucesso no desenvolvimento de novos produtos/serviços é essencial para as organizações. Em contexto internacional, e mesmo global, a qualidade com que as organizações desenham, desenvolvem, testam, lançam e acompanham os seus novos projetos (produtos/serviços) é um determinante crítico do seu êxito.
O desenvolvimento de Novos Projectos é, ainda, influenciado por condições externas ao Novo Projecto: cultura organizacional, concorrência, alinhamento ou mesmo integração em “cadeias de valor” competitivas, disponibilidade dos mercados para a sua adopção e, fundamentalmente, pela “clareza” da estratégica de inovação de que faz parte.
É nesta complexidade que a identificação das dimensões do processo (NCD/NPD) e dos fatores que explicam o êxito de novos projetos (produtos/serviços) persiste como desafio à capacidade de modelização contingencial: globalmente conduzida pela tecnologia, pelo mercado ou, por que não, mista?
O desenvolvimento de Novos Projectos é, ainda, influenciado por condições externas ao Novo Projecto: cultura organizacional, concorrência, alinhamento ou mesmo integração em “cadeias de valor” competitivas, disponibilidade dos mercados para a sua adopção e, fundamentalmente, pela “clareza” da estratégica de inovação de que faz parte.
É nesta complexidade que a identificação das dimensões do processo (NCD/NPD) e dos fatores que explicam o êxito de novos projetos (produtos/serviços) persiste como desafio à capacidade de modelização contingencial: globalmente conduzida pela tecnologia, pelo mercado ou, por que não, mista?
Objetivos
Com a frequência deste Seminário, pretende-se que os participantes:
- Iniciem ou ampliem a sua capacidade para gerir as condições em que a integração da Inovação e Marketing faz pleno sentido no atual quadro de globalização digital e económica;
- Adquiram destreza na manipulação de métodos e técnicas de geração/previsão/priorização mais relevantes para o desempenho de novos projetos no mercado, isto é, da sua seleção e controlo pós-lançamento;
- Qualifiquem a sua intervenção na definição estratégica (analysis, options, actions), na gestão de carteiras de Novos Produtos/Serviços, no Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços, na promoção sustentada da Cultura e Clima necessárias.
Programa
- Fontes de Valor da Inovação ajustados a uma economia pequena, aberta e dependente;
- Desafios da Estratégia de Inovação (modelos de análise, selecção e acção);
- Alternativas de Desenvolvimento de Novos Projectos (modelos e experiências);
- Exercício aplicado com base no Agile Stage-gate Model e Design Thinking;
- Sintese teórico-prática: repercursões pessoais e organizacionais (creativity confidence; new business models).
Interessa a
- Licenciados, Bacharéis e Quadros Técnicos, em qualquer Ramo da Engenharia e da Gestão, que desempenhem, ou pretendam vir a desempenhar, funções relativas à Gestão de Operações e Serviços Industriais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia;
- Utilização de equipamento de ensaio e diagnóstico de terras;
- Análise de caso práticos através de imagens e situações a corrigir;
- Técnicas a seguir para obtenção de uma boa terra.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 4 horas.