Podemos ajudar?
Faça aqui a sua pesquisa

Gestão Financeira para não Financeiros

Gestão Financeira para não Financeiros

3ª edição

Introdução

Aquisição de conhecimentos na área financeira, mormente saber ler um “Balanço” e “Demonstração de Resultados”, cálculo de diversos indicadores financeiros e sua interpretação.

Objetivos

Gerais:
  • Dotar os responsáveis de empresas e departamentos das organizações dos conhecimentos necessários para poderem compreender em toda a sua plenitude a problemática financeira, nomeadamente saber ler um Balanço e uma Demonstração de Resultados, ...
  • Análise da problemática da Tesouraria e respectiva liquidez de curto prazo, ...
  • Análise de custos fixos e variáveis e respectivas implicações, ...
  • Cálculo de indicadores financeiros e operacionais, ...
  • Diagnóstico da organização e estabelecimento da terapia / melhoramento da situação
 
Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Ler um Balanço e uma Demonstração de Resultados,
  • Calcular um conjunto de indicadores financeiros e operacionais 
  • Implementar medidas de modo a tornar a empresa mais eficiente do ponto de vista operacional e financeiro, para atingir os melhores resultados.

Programa

  • Os ciclos económicos,
  • A empresa como um sistema,
  • Factores  críticos de sucesso,
  • Planeamento financeiro, orçamento da empresa e controlo de gestão,
  • Boas práticas de gestão,
  • Objectivos, incentivos, avaliação de desempenho,
  • Custos fixos e variáveis,
  • Cálculo de “break-even”, margem de segurança, economias de escala,
  • Saber ler um “Balanço” e “Demonstração de Resultados”,
  • Rácios financeiros, valor absoluto, evolução e tendências, benchmarking,
  • Roda do capital, Gestão da Tesouraria, fundo de maneio,
  • Prazos médios recebimento / pagamento,
  • Liquidez geral e reduzida,
  • Autonomia financeira,
  • Solvabilidade
  • Endividamento e estrutura do endividamento
  • Meios libertos,
  • VAB – Valor Acrescentado Bruto p/ trabalhador,
  • Gestão de stock, rotação stock e ruptura.
  • Como gerir uma empresa:  painel de indicadores, e controlo de gestão

Interessa a

  • Quadros Dirigentes,
  • Gestores e responsáveis departamentais e de empresas.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Exposição oral com recurso a Técnicas Audiovisuais.
  • Apresentação de casos práticos de análise de empresas.
  • Exercícios individuais e de grupo.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
Subscreva a nossa Newsletter
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt