Introdução
Aquisição de conhecimentos na área financeira, mormente saber ler um “Balanço” e “Demonstração de Resultados”, cálculo de diversos indicadores financeiros e sua interpretação.
Objetivos
Gerais:
- Dotar os responsáveis de empresas e departamentos das organizações dos conhecimentos necessários para poderem compreender em toda a sua plenitude a problemática financeira, nomeadamente saber ler um Balanço e uma Demonstração de Resultados, ...
- Análise da problemática da Tesouraria e respectiva liquidez de curto prazo, ...
- Análise de custos fixos e variáveis e respectivas implicações, ...
- Cálculo de indicadores financeiros e operacionais, ...
- Diagnóstico da organização e estabelecimento da terapia / melhoramento da situação
Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Ler um Balanço e uma Demonstração de Resultados,
- Calcular um conjunto de indicadores financeiros e operacionais
- Implementar medidas de modo a tornar a empresa mais eficiente do ponto de vista operacional e financeiro, para atingir os melhores resultados.
Programa
- Os ciclos económicos,
- A empresa como um sistema,
- Factores críticos de sucesso,
- Planeamento financeiro, orçamento da empresa e controlo de gestão,
- Boas práticas de gestão,
- Objectivos, incentivos, avaliação de desempenho,
- Custos fixos e variáveis,
- Cálculo de “break-even”, margem de segurança, economias de escala,
- Saber ler um “Balanço” e “Demonstração de Resultados”,
- Rácios financeiros, valor absoluto, evolução e tendências, benchmarking,
- Roda do capital, Gestão da Tesouraria, fundo de maneio,
- Prazos médios recebimento / pagamento,
- Liquidez geral e reduzida,
- Autonomia financeira,
- Solvabilidade
- Endividamento e estrutura do endividamento
- Meios libertos,
- VAB – Valor Acrescentado Bruto p/ trabalhador,
- Gestão de stock, rotação stock e ruptura.
- Como gerir uma empresa: painel de indicadores, e controlo de gestão
Interessa a
- Quadros Dirigentes,
- Gestores e responsáveis departamentais e de empresas.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Exposição oral com recurso a Técnicas Audiovisuais.
- Apresentação de casos práticos de análise de empresas.
- Exercícios individuais e de grupo.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.