Introdução
Um comportamento de influência exige maturidade passando pelo controlo emocional, organização pessoal e capacidade de resiliência. Esta atitude assertiva de saber estar, ser e fazer desenvolve mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis culminando na eficiência organizacional.
Objetivos
Objetivos Gerais:
Objetivos Específicos:
O curso de gestão do tempo, stress e conflitos no trabalho destina-se a sensibilizar os participantes para a definição de estratégias de gestão do tempo, stress e de conflitos em contexto de trabalho. A importância da tomada de consciência da organização, planeamento e relação entre pares que conduzem a comportamentos não produtivos no posto de trabalho.
Objetivos Específicos:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir conversas difíceis;
- Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress;
- Identificar aspetos essenciais à gestão mais eficaz do tempo e do desempenho profissional, promovendo a qualidade de vida e a redução do stress;
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro e a gestão de desacordos.
Programa
Modulo 1 - Comunicar eficazmente individualmente e em equipa
- Escuta ativa na comunicação.
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho.
- Escuta ativa na comunicação.
- Dimensões do comportamento assertivo - Utilizar o estilo de comportamento assertivo para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos utilizando o email, sms e presencialmente.
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC, Saber dizer “não” de forma construtiva:
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
Modulo 2 - Gestão do tempo e do stress
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich.
Modulo 2 - Gestão do tempo e do stress
- Aferir a importância da análise da gestão do tempo.
- Conhecer os diferentes fatores que influenciam o controlo do tempo.
- Conhecer o princípio de Pareto.
- Saber definir e fixar objetivos:
- Definir prioridades;
- Importante VS Urgente;
- Planear e controlar atividades.
- Importante VS Urgente;
- Planear e controlar atividades.
- Conhecer os diferentes tipos de atividades (matriz do tempo):
- Método ABC;
- Método GTD.
- Método GTD.
- Identificar os fatores da delegação com responsabilidade.
- O poder do reforço positivo.
- A influência da motivação na gestão eficaz do tempo.
- Identificar os desperdiçadores de tempo.
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo.
- O fenómeno do stress:
- Conhecer os diferentes tipos de stress;
- Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
- Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.
Módulo 3 - Gestão de situações de desacordo
- Identificar as causas do stress pessoal e profissional;
- Compreender os sinais, sintomas e os efeitos do stress.
Módulo 3 - Gestão de situações de desacordo
- Caraterização dos conflitos no trabalho.
- O Conflito e o Relacionamento Interpessoal.
- Estratégias de Abordagem ao conflito.
- Formas de lidar com os conflitos.
Módulo 4 - Motivar para 2024
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
Interessa a
- Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação, organização pessoal e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de objetivos pessoais e organizacionais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Metodologia ativa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 8 horas.