Introdução
A formação visa dar conhecimentos estruturantes na área da dinâmica dos veículos automóveis, no que diz respeito aos elementos da suspensão, características dos chassis e dos pneumáticos que influenciam o comportamento dinâmico. Sendo de especial importância para os profissionais do sector automóvel, preparadores de veículos de competição, montadores, estudantes de engenharia e publico em geral.
Objetivos
Gerais:
Específicos:
No final do curso, os formandos serão capazes de:
- Identificar e compreender o modo de funcionamento de alguns sistemas de suspensão, avaliar a sua influência no comportamento dinâmico do veículo;
- Promover e desenvolver alterações, modificações, adaptação e racionalização de soluções de suspensão existentes;
- Ser capaz de conceção e desenvolvimento de novas soluções ao nível das suspensões e chassis;
- Conhecer as características dos chassis e sua influência na estabilidade dinâmica do veículo;
- Perceber o efeito dos pneumáticos na estabilidade direcional do veículo.
Específicos:
No final do curso, os formandos serão capazes de:
- Determinar geometricamente o centro instantâneo de rolamento e o centro de rolamento da carroçaria de uma suspensão semi-eixo oscilante, McPherson e triângulos sobrepostos;
- Calcular a razão de deslocamento de uma suspensão de triângulos sobrepostos com “rocker” e “pushrod”;
- Calcular os efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração para um veículo com uma suspensão de triângulos sobrepostos;
- Calcular a repartição de travagem ótima para determinado coeficiente de atrito;
- Determinar o comportamento (sobre-virador, neutro ou sub-virador) de um veículo em curva em função da rigidez dos pneumáticos;
- Determinar experimentalmente a posição do centro de gravidade de um veículo automóvel.
Programa
1. Rolamento da carroçaria
2. Razão de deslocamento de molas e amortecedores
3. Efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração
4. Mecânica do contacto
5. Estabilidade dinâmica (ou direcional) de um veículo em função da rigidez dos pneumáticos
7. Determinação experimental da posição do centro de gravidade de um veículo
- Centro de rolamento (centro instantâneo de rolamento) das suspensões semi-eixo oscilante, McPherson e triângulos sobrepostos.
2. Razão de deslocamento de molas e amortecedores
- Suspensão de triângulos sobrepostos;
- Suspensão de triângulos sobrepostos com “rocker” e “pushrod”.
3. Efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração
- anti-dive;
- anti-lift;
- anti-squat.
4. Mecânica do contacto
- repartição de travagem.
5. Estabilidade dinâmica (ou direcional) de um veículo em função da rigidez dos pneumáticos
- Sub-virador;
- Sobre-virador;
- Neutro.
7. Determinação experimental da posição do centro de gravidade de um veículo
Interessa a
- Profissionais do setor automóvel;
- Preparadores de veículos de competição;
- Montadores de automóveis;
- Mecânicos auto;
- Estudantes de engenharia;
- Publico em geral com conhecimentos básicos de matemática e física;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Apresentação teórica e teórico-prática das matérias utilizando o método expositivo e interrogativo seguido de uma apresentação da vertente mais prática da matéria, utilizando o método demonstrativo. As atividades de treino, utilizando o método ativo, baseiam-se na proposta de exercícios aos alunos que devem ser executados o mais autonomamente possível.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 8 horas.