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Dinâmica dos Veículos Automóveis: Sistemas de Suspensão e Chassis

Dinâmica dos Veículos Automóveis: Sistemas de Suspensão e Chassis

NOVO

Introdução

A formação visa dar conhecimentos estruturantes na área da dinâmica dos veículos automóveis, no que diz respeito aos elementos da suspensão, características dos chassis e dos pneumáticos que influenciam o comportamento dinâmico. Sendo de especial importância para os profissionais do sector automóvel, preparadores de veículos de competição, montadores, estudantes de engenharia e publico em geral.

Objetivos

Gerais:
  • Identificar e compreender o modo de funcionamento de alguns sistemas de suspensão, avaliar a sua influência no comportamento dinâmico do veículo;
  • Promover e desenvolver alterações, modificações, adaptação e racionalização de soluções de suspensão existentes;
  • Ser capaz de conceção e desenvolvimento de novas soluções ao nível das suspensões e chassis;
  • Conhecer as características dos chassis e sua influência na estabilidade dinâmica do veículo;
  • Perceber o efeito dos pneumáticos na estabilidade direcional do veículo.

Específicos:

No final do curso, os formandos serão capazes de:
  • Determinar geometricamente o centro instantâneo de rolamento e o centro de rolamento da carroçaria de uma suspensão semi-eixo oscilante, McPherson e triângulos sobrepostos;
  • Calcular a razão de deslocamento de uma suspensão de triângulos sobrepostos com “rocker” e “pushrod”;
  • Calcular os efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração para um veículo com uma suspensão de triângulos sobrepostos;
  • Calcular a repartição de travagem ótima para determinado coeficiente de atrito;
  • Determinar o comportamento (sobre-virador, neutro ou sub-virador) de um veículo em curva em função da rigidez dos pneumáticos;
  • Determinar experimentalmente a posição do centro de gravidade de um veículo automóvel.

Programa

1. Rolamento da carroçaria
  • Centro de rolamento (centro instantâneo de rolamento) das suspensões semi-eixo oscilante, McPherson e triângulos sobrepostos.

2. Razão de deslocamento de molas e amortecedores
  • Suspensão de triângulos sobrepostos;
  • Suspensão de triângulos sobrepostos com “rocker” e “pushrod”.

3. Efeitos de compensação da carroçaria durante a travagem e a aceleração
  • anti-dive;
  • anti-lift;
  • anti-squat.

4. Mecânica do contacto
  • repartição de travagem.

5. Estabilidade dinâmica (ou direcional) de um veículo em função da rigidez dos pneumáticos
  • Sub-virador;
  • Sobre-virador;
  • Neutro.

7. Determinação experimental da posição do centro de gravidade de um veículo

Interessa a

  • Profissionais do setor automóvel;
  • Preparadores de veículos de competição;
  • Montadores de automóveis;
  • Mecânicos auto;
  • Estudantes de engenharia;
  • Publico em geral com conhecimentos básicos de matemática e física;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Apresentação teórica e teórico-prática das matérias utilizando o método expositivo e interrogativo seguido de uma apresentação da vertente mais prática da matéria, utilizando o método demonstrativo. As atividades de treino, utilizando o método ativo, baseiam-se na proposta de exercícios aos alunos que devem ser executados o mais autonomamente possível.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.
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