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Curso Básico de Contratos Públicos – Boas Práticas

Curso Básico de Contratos Públicos – Boas Práticas

14ª Edição

Introdução

A contratação pública desempenha um papel fundamental na Estratégia Europa 2020 visando um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. O código dos contratos públicos (ccp) veio revolucionar as relações contratuais da Administração Pública pela sua aplicação obrigtatória em todos os serviços e empresas públicas, sendo um instrumento crucial em todos os procedimentos de aquisição de bens e serviços em Portugal.

Objetivos

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Reconhecer os principais contornos, temas essenciais e alterações decorrentes da revisão ao código dos contratos públicos (ccp);
  • Proporcionar o conhecimento sobre a formação e execução dos contratos públicos;
  • Conhecer os tipos de procedimentos e respetiva escolha;
  • Proporcionar conhecimentos para elaboração de peças procedimentais;
  • Saber apresentar uma reclamação e impugnação administrativa;
  • Conhecer instrumentos de consulta de procedimentos e utilização de plataformas eletrónicas.

Programa

1. Contratos Públicos: quem, como, quais e onde?
  • Operadores económicos: quem e quais os impedimentos
  • Como escolher os procedimentos
  • Quais os critérios de qualificação dos candidatos
  • Onde pesquisar

2. Especificidades na elaboração das peças dos procedimentos
  • abertura de um procedimento
  • decisão de contratar – como fundamentar
  • convite e anúncios (onde encontrar e como publicitar)
  • caderno de encargos e programa
  • proposta
    - como elaborar e apresentar uma proposta
    - critérios de avaliação das propostas
    - justificação dos critérios utilizados
    - critérios e propostas variantes
  • adjudicação
    - critérios qualidade-preço
    - avaliação do preço-custo
    - por lotes

3. Formalidades da Notificação
  • contagem de prazos
  • formalidades essenciais

4. Minuta do contrato 
  • órgão competente para aprovar 
  • como elaborar uma a minuta
  • prazo para reclamar 
  • prestar ou não prestar caução

5. Gestor do contrato: quais as responsabilidades

6. Meios de reclamação e impugnação 
  • como fazer uma reclamação
  • como fazer uma impugnação administrativa
  • vias alternativas e judiciais na resolução de litígios

7. Contratação Pública Eletrónica
  • pesquisa de plataformas eletrónicas
  • encontrar novas oportunidades no mercado 
  • como submeter propostas 
  • assinatura Eletrónica e Fatura Eletrónica.

Interessa a

  • Profissionais juristas e não juristas;
  • Funcionários autárquicos e de institutos públicos;
  • Funcionários de fundações, associações públicas e funcionários de organismos públicos;
  • Gestores/Engenheiros de empresas de fornecimento de bens ou serviços;
  • Pessoas que pretendam adquirir novos conhecimentos sobre a matéria da contratação pública.

Métodos de ensino

  • Expositivo, ativo e interativo com recurso a Multimédia;
  • Sínteses metodológicas.

Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
  1. Fazer inscrição nesta página
  2. Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
  3. A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
  4. Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 12 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
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