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Comunicação Eficaz: Oral e Escrita

Comunicação Eficaz: Oral e Escrita

NOVO

Introdução

A comunicação é uma das competências comportamentais mais diferenciadoras no mercado de trabalho. Investir no desenvolvimento desta competência, é essencial para todos os que procuram destacar-se no mercado de trabalho, seja no desempenho da atual função ou preparando-se para a progressão.
O bom comunicador é capaz de transmitir a mensagem com eficácia e é capaz de expor as suas ideias com clareza, mobilizando o seu interlocutor para a ação pretendida.
No geral, uma comunicação eficaz promove ambientes de trabalho mais positivos e colaborativos, melhorando os relacionamentos interpessoais e o trabalho em equipa, contribuindo para o crescimento e sustentabilidade de qualquer organização.

Objetivos

Objetivos Gerais:

Comunicar eficazmente, oralmente ou por escrito, numa relação um para um ou para plateias de diversas dimensões, em particular na dimensão profissional.

​No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Compreender o que é Comunicação e qual o seu objetivo;
  • Melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais;
  • Aumentar a agilidade e produtividade das equipas através da comunicação mais clara e eficaz;
  • Otimizar a gestão de tempo e gestão de energia;
  • Melhor compreender e adaptar-se ao interlocutor, aos seus traços de personalidade, às suas motivações e estilo comunicativo preferencial;
  • Otimizar e/ou desenvolver performance de comunicação quando perante pessoas ou situações potencialmente geradoras de stress (exemplo: falar em publico, dar feedback “difícil”, etc).

Programa

I - Comunicação eficaz
  • Objetivo e pilares da comunicação eficaz.
  • Comunicação Verbal e Não Verbal: Diferenças e Benefícios.
  • Pressupostos e especificidades da comunicação escrita: regra dos 5Cs; criar impacto. positivo através da escrita positiva, assertiva, incitando à ação.

II - O interlocutor - Reconhecer e influenciar
  • Reconhecer os diferentes estilos de comunicação e como lidar com eles.
  • Modelo de Comunicação: Os 6 princípios da Motivação e Persuasão.
  • Sistemas de Representação – visual, auditivo ou cinestésico. Identificação e caracterização do sistema de representação preferencial do seu interlocutor.
  • MIAP na comunicação e influência.
  • Comunicar com influência e assertividade numa relação “um para um”.

III - Técnicas de comunicação para mobilizar para a ação
  • Rapport, Calibração e Feedback.
  • Comunicar numa situação desafiante. Manter a credibilidade e a solidez em contextos de elevada pressão.

Interessa a

  • Todos os profissionais que pretendam trabalhar competências de comunicação e assertividade por forma a potenciar um relacionamento interpessoal de sucesso.
  • Público em geral com interesse em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Learning by doing.
  • Exposição e discussão de temas.
  • Casos práticos (adequados a cada tema).
  • Dinâmicas de grupo (adequadas à exploração de cada tema).

Data e horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
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