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Boas Práticas de Eficiência Energética

Boas Práticas de Eficiência Energética

5ª edição

Introdução

Aplicação de metodologias que promovam a redução de custos através da eficiência energética. A "caça" à fuga e o desafio da reutilização é um desafio constante para toda a equipa. Esta nova forma de estar permitiu alcançar resultados ao nível dos "best-in-classe". O desafio da poupança está ao alcance de todas, nas mais variadas atividades.

Objetivos

No final do Curso, os Participantes serão capazes de:
  • Tomar conhecimento de boas práticas que promovem a eficiência energética
  • Determinar custos, poupança e payback simples.

Programa

Monitorização dos consumos/produção
 
Eletricidade (Objetivo: Saber interpretar uma fatura de eletricidade. Analisar e calcular vantagem económicas em deslocar consumos para os períodos mais económicos).
  • Análise da fatura de eletricidade
        - Potencia contratada
        - Energia reativa
        - Distribuição consumos
        - Distribuição de custos

Contratualizar eletricidade e gás no mercado livre (objectivo: Definir planeamento de contratualização e garantir melhores preços do mercado)
 
Iluminação (Objetivo: Conhecer iluminação led, vantagens económicas e conseguir determinar custos e proveitos)
 
Distribuição ar comprimido (objetivo: Identificar oportunidades de quantificar poupanças)
  • Pressão de produção/distribuição
  • Fugas
 
Variadores eletrónicos de velocidade (Objetivo: Identificar e quantificar oportunidades tipo)
 
Distribuição de vapor (objetivo: Identificar oportunidades de quantificar poupanças)
  • Pressão distribuição
  • Perdas na distribuição
  • Condensados
  • Aquecimento ar quente
 
Aproveitamentos térmicos (objetivo: Identificar oportunidades e quantificar poupanças)

Interessa a

  • Responsaveis/gestores/diretores fabris,
  • Industriais de processo, de energia, de manutenção, de utilidades,
  • Peritos de auditoria energetica,
  • Engenheiros,
  • Tecnicos, 
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia e se possível a equipamentos.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 0 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
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