Introdução
Efectuar o estudo de um problema com o objectivo de melhorar as condições de trabalho na base da apresentação de uma solução são as funções de um Técnico Comercial que é o profissional que projecta instalações e comercializa produtos e/ou serviços com aplicação na indústria, no comércio e por vezes entidades particulares, tendo em vista a satisfação dos mesmos.
Objetivos
- Promover e realizar actividades Técnico Comerciais na empresa para quem trabalha.
- Elaborar o estudo de propostas Técnico Comerciais no âmbito de instalações do Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado.
- É no “terreno” que vai procurar os clientes e efectuar o levantamento das necessidades - Efectuar o levantamento geográfico e respectivo programa de visitas a empresas da especialidade.
- No âmbito das suas funções específicas, estabelece os contactos e as visitas aos subempreiteiros de forma a garantir que a qualidade dos produtos de incorporação às instalações seja garantida e cumprida.
- Assegurar o cumprimento dos objectivos de aprovisionamentos abarcando, de acordo com o grau de independência do departamento, funções que vão desde a validação e verificação do planeamento estratégico ao tratamento administrativo das operações de compra e controlo de existências, passando pelos processos de negociação, levantamento e classificação de fornecedores.
- Directa ou indirectamente, participar nas políticas comerciais e estratégicas de marketing da empresa.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de conseguir:
- Reconhecer o novo paradigma das vendas na era digital, identificando novas e melhores oportunidades de negócio;
- Utilizar eficaz e eficientemente o correio electrónico marketing, os motores de pesquisa e as redes sociais, ao serviço da actividade comercial para alcançar, envolver, converter e fidelizar mais e melhores clientes.
- Saber elaborar uma proposta técnico comercial
Programa
1. Conhecimentos essenciais do Técnico Comercial
- Conhecimento de si próprio
- Conhecimento sobre a empresa
- Conhecimento dos produtos e serviços
- Conhecimento das técnicas aplicáveis ao seu trabalho
- Conhecimento do território, área ou sector de actuação
- Conhecimento sobre a concorrência
- Conhecimento sobre os clientes
2. Requisitos
- Ter bons conhecimentos técnicos de acordo com a(s) área(s) que a empresa está vocacionada e para que está capacitado.
- Ter “inclinação” para contactos técnicos, comerciais de vendas, boa capacidade de comunicação e de relações públicas.
- Ser capaz de manter uma conversa fluente e persuasiva, através de uma correcta expressão oral e escrita.
- É importante ter facilidade em criar empatia, assim como adaptar-se a diferentes situações e pessoas.
- Ser capaz de elaborar o estudo de anteprojectos e perspectivar soluções específicas no âmbito das várias especialidades.
- Ser capaz de argumentar e negociar, ser persistente e autoconfiante, além de bom observador da psicologia do cliente.
- A boa apresentação é também um requisito a ter em conta.
3. Actividades Principais
- Efectuar o estudo de soluções relacionados com problemas de diversa ordem no âmbito de processos industriais, solicitadas pelos clientes, analisar a envolvente da venda - produtos / serviços, clientes, concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades solicitadas pelos clientes.
- Participar no desenvolvimento, organização e animação do espaço de venda, promovendo, divulgando expondo e repondo os produtos / informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito.
- Comunicar com fornecedores, efectuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos e proceder ao seu aprovisionamento.
- Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, apresentar as soluções viáveis / serviços, condições de venda e serviços pós-venda.
- Assegurar a recepção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, actuando de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda, na solidificação da relação de parceria com o cliente.
- Organizar e cumprir os procedimentos administrativos referentes à actividade Técnico Comercial.
- Analisar e avaliar os resultados do processo de venda numa óptica quantitativa e qualitativa do negócio.
Interessa a
- Profissionais que exerçam uma actividade técnico profissional relacionada com projectos de AVAC e venda de produtos relacionados com os mesmos.
- Consultores Comerciais;
- Gestores de Equipas Comerciais;
- Profissionais de Marketing e Comunicação;
- Gestores;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
Durante a exposição serão referidos, sempre que possível, casos práticos específicos das diversas indústrias: o problema a tratar, o objectivo a atingir e a solução ou soluções a propor.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 0 horas.