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Análise e Resolução Estruturada de Problemas

Análise e Resolução Estruturada de Problemas

7ª Edição

Introdução

A resolução estruturada dos problemas, com o envolvimento e participação de todos os colaboradores, é uma das chaves da Melhoria Contínua.
Para garantir que o ciclo PDCA é seguido na resolução dos problemas foram criadas metodologias em vários passos que obrigam:
  1. A formular corretamente os problemas;
  2. A não queimar etapas;
  3. A pesquisar as verdadeiras causas e a não saltar para as conclusões.

Os métodos estruturados de resolução dos problemas permitem uma melhor comunicação do problema entre os colaboradores e os decisores.
Com este curso apresentaremos o PDCA e algumas das metodologias de resolução estruturada dos problemas que as empresas podem adotar, por exemplo: o QC Story, os Relatórios A3, a metodologia 8D e a Kata de Melhoria. Exemplificaremos com aplicações práticas e aplicaremos a casos da empresa.
Em paralelo faremos referência às sete ferramentas da qualidade e a ferramentas Lean, indicando onde podem ser úteis e como podem ser utilizadas.

Objetivos

No final do curso os Participantes deverão:
  • Reconhecer a importância do ciclo PDCA;
  • Enumerar os diferentes tipos de problemas;
  • Aplicar as metodologias A3, 8D e a Kata de Melhoria em problemas da empresa;
  • Identificar as principais ferramentas de análise e resolução de problemas;
  • Reconhecer o papel da chefia no garantir que o método é seguido e que é executado com disciplina, sem queimar etapas nem saltar para conclusões.

Programa

  1. Tipos de problemas.
  2. Observação e experimentação.
  3. O ciclo da melhoria, o ciclo PDCA, o método científico.
  4. Os passos do QC Story, dos relatórios A3 e do 8D.
  5. A Kata de Melhoria.
  6. Ferramentas da qualidade.
  7. Exercícios práticos de resolução de um problema.

Interessa a

  • Gerentes, Diretores e Chefias de empresas industriais e de serviços;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Métodos de ensino

  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia.

Esta Formação constitui uma Disciplina da 15ª edição da nossa Especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode ver mais informações AQUI.

Data e horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.
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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

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