Introdução
A folha de cálculo permite elaborar desde simples listas de entidades/ itens até cálculo financeiro complexo, através de células referenciadas (por coluna e linha), permitindo a formatação, gráficos e outros auxiliares visuais.
A folha de cálculo é por isso a ferramenta mais utilizada em todo o mundo na gestão de empresas / organizações.
O Excel permite essencialmente realizar duas grandes missões: Análise do presente e Simulação futura de uma determinada situação. A análise de informação é vital para percebermos onde estamos, e a simulação, para onde vamos. A informação é a base da tomada de decisão nas organizações.
Power BI vem permitir a aceleração do tratamento e processamento de dados para a análise de resultados e a produção de relatórios.
A gestão das organizações é sempre realizada por antecipação – fazemos um plano (Orçamento Geral da Empresa) e todos os meses confrontamos a realidade que temos nas mãos com o plano elaborado, com cálculo dos desvios positivos e negativos (missão do controlo de gestão). Os desvios dão origem a planos de correcção para assegurar a execução do Plano / Orçamento delineado no último trimestre de cada ano, versando a actividade do ano seguinte.
Por isso é vital saber trabalhar com uma folha de cálculo como Excel, e com Power BI.
A folha de cálculo é por isso a ferramenta mais utilizada em todo o mundo na gestão de empresas / organizações.
O Excel permite essencialmente realizar duas grandes missões: Análise do presente e Simulação futura de uma determinada situação. A análise de informação é vital para percebermos onde estamos, e a simulação, para onde vamos. A informação é a base da tomada de decisão nas organizações.
Power BI vem permitir a aceleração do tratamento e processamento de dados para a análise de resultados e a produção de relatórios.
A gestão das organizações é sempre realizada por antecipação – fazemos um plano (Orçamento Geral da Empresa) e todos os meses confrontamos a realidade que temos nas mãos com o plano elaborado, com cálculo dos desvios positivos e negativos (missão do controlo de gestão). Os desvios dão origem a planos de correcção para assegurar a execução do Plano / Orçamento delineado no último trimestre de cada ano, versando a actividade do ano seguinte.
Por isso é vital saber trabalhar com uma folha de cálculo como Excel, e com Power BI.
Objetivos
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Utilizar devidamente POWER BI Desktop;
- Elaborar dashboards e outras ferramentas de gestão;
- Aceder e transformar dados externos de várias origens;
- Relacionar e interligar dados de diferentes tabelas;
- Produzir relatórios dinâmicos e dashboards com “drilldown”;
- Gerir indicadores de desempenho (KPI);
- Realizar análise estatística de dados.
Programa
Módulo 1 - Power BI Desktop
Módulo 2 - Tratamento de Dados – Power Query e suas vantagens
Módulo 3 - Relatórios e Dashboards em Power BI
- Instalar Power BI Desktop a partir da Microsoft Store;
- Ambiente de trabalho e Visualizações;
- Relatórios e Dashboards;
- Obter dados externos para Power BI – Importar informação;
- Modelo de dados, agrupar tabelas de informação, chaves primárias e secundárias / estrangeiras, criar ligações entre tabelas;
- Transformação e agregação de dados.
Módulo 2 - Tratamento de Dados – Power Query e suas vantagens
- Consolidar várias fontes de informação;
- Limpeza e filtragem de dados;
- Transformação automática de texto, números e datas;
- Colunas calculadas e colunas condicionais;
- Elementos de visualização (gráficos, cartões, medidas, tabelas, …);
- Primeiros exemplos de gráficos: histogramas, “ranking”, resultados globais, … gráficos dinâmicos e integrados, facilidade de geração e capacidade de análise da situação muito superior / incomensuravelmente superior a gráficos de Excel.
Módulo 3 - Relatórios e Dashboards em Power BI
- Gerir conjuntos de dados, relatórios e dashboards em Power BI Desktop;
- Gráficos de coluna e barras;
- Gráficos de linha, áreas e temporal;
- Gráficos combinados (linha e coluna);
- Filtros;
- Formatação condicionada;
- Tabela dinâmica;
- Funções e fórmulas DAX (Data Analysis eXpressions);
- Colunas calculadas;
- Operadores de comparação;
- Fórmulas DAX principais (IF, AND, OR, ...);
- Fórmulas de texto, datas,...
- Funções de contagem, calculate, …
- “Dashboard”.
Interessa a
- Gestores, Empresários, Directores de Departamentos / Funções, Quadros Médios e Superiores de Empresas;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Métodos de ensino
- Método expositivo, interrogativo com análise de casos e exercícios práticos.
Data e horário
Esta formação teve a duração de 16 horas.